-
Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 1185 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fabian Ong
-
Fabricantes: Duravit, JUNG, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tradicional casa- pátio chinesa ou siheyuan é uma tipologia bem conhecida por sua ilustração dos ideais confucionistas, acomodando unidades familiares extensas em que muitas gerações vivem sob o mesmo teto. Viver sob o mesmo teto é o que dá a noção de comunidade, especialmente em um contexto íntimo, da maneira como este projeto foi desenvolvido. Para este projeto de uma residência privada, Neri&Hu recebeu um conjunto de pedidos únicos do cliente: a nova casa construída no lugar da anterior deve acomodar os três irmãos, que já superaram a casa partilhada. Deveria, também, incluir um pequeno espaço memorial em forma de jardim para sua falecida mãe. Por fim, a nova construção deve manter a memória da forma do telhado inclinado, uma característica definidora de sua casa de infância.
A casa anterior foi construída no estilo do bangalô colonial britânico, com elementos híbridos de casas malaias tradicionais, como beirais profundos para abrigo da chuva, além de detalhes vitorianos. Compreendendo a importância funcional da cobertura e o apego emocional do cliente à sua forma, Neri&Hu abraça a natureza simbólica da cobertura inclinada e a combina com uma reinterpretação da casa-pátio.
Neste projeto, Neri&Hu exploraram como as noções de vida comunitária e memória coletiva podem ser expressas espacialmente. O local original apresentava uma borda com vegetação exuberante que formava uma faixa de transição verde natural ao longo do perímetro, uma característica que os projetistas mantiveram. A nova casa de dois andares organiza todos os espaços comuns em torno de um jardim central, que ocupa o espaço do pátio servindo como um jardim memorial para a matriarca da família. O térreo é de natureza extrovertida, com amplas paredes de vidro para conectar todos os espaços aos jardins ao longo do terreno. Neri&Hu visa maximizar a transparência visual das áreas comuns – sala de estar, cozinha aberta, sala de jantar e escritório, de modo que, a partir do térreo, os habitantes possam olhar para o jardim central do memorial enquanto estão protegidos pela densa vegetação que cerca a casa. Grandes portas de vidro podem ser abertas de forma que, em condições ideais de temperatura, a casa possa aproveitar a ventilação cruzada e o acesso direto aos jardins.
No nível superior, Neri&Hu segue a ideia da forma de telhado inclinado. Não apenas como significado de abrigo, mas também como um elemento que unifica e demarca os domínios público e privado. Todos os quartos privados, localizados no nível introvertido superior, estão alojados dentro dos planos inclinados do telhado, de modo que, quando visto do exterior, a casa mantém a aparência de um bangalô térreo de telhado de quatro águas. Claraboias e grandes paredes de vidro conectam-se às varandas dos quartos, onde as vistas são voltadas para fora, para os espaços do jardim do perímetro. A equipe de projeto apresenta três áreas de pé-direito duplo para conectar as funções comuns e os corredores acima. Esses espaços de interpenetração criam conexões visuais verticais para permitir que se espreite o domínio público a partir do privado.
Percebe-se um vazio esculpido no volume da cobertura, que emoldura uma pequena árvore antes de chegar ao jardim memorial central. No exterior, onde varandas e poços são esculpidos a partir do volume da forma do telhado inclinado, as paredes transitam de concreto liso para concreto formado por tábuas para assumir a textura de fôrmas de madeira. A circulação no térreo é baseada na forma do círculo para reforçar a experiência de deslocamento de andar em círculo e definir o espaço memorial como um elemento sagrado. Uma vez que o círculo não tem arestas ou pontos de fuga, ele permite que a pessoa sempre encontre um retorno ao centro, tanto espiritual quanto fisicamente. O jardim define simbolicamente o coração da casa como um vazio sempre palpável, persistindo como pano de fundo comum à vida coletiva de todos os habitantes.